23 setembro 2008

Ocitocina - Globo Repórter - 19.09.08

"Fora a amamentação, ela também é responsável pela criação do vínculo entre a mãe e o bebê. Entre pessoas adultas, temos diversos relatos de que a ocitocina age principalmente nas mulheres, estreitando vínculos de amizade, de carinho, respeito. Alguns artigos denotam que quanto maior a convivência entre as amigas maior é o estímulo para a liberação dessa ocitocina, um dos hormônios que governam a vida das mulheres", explica o biopsicólogo Ricardo Monezi, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Já nos homens, a ocitocina é menos eficiente, e o comportamento é outro.

"Os homens têm uma percepção um pouco mais, digamos assim, evolutivamente falando, competitiva em termos de amizade. O homem enxerga a amizade pelo lado hedonista, do prazer em si. A mulher exercita muito mais o vínculo, o apego, o carinho", acrescenta Ricardo Monezi.

Numa bela manhã acordamos com o cantar dos pássaros, sorrimos para as nossas flores no jardim, saltitamos com o cotidiano. Noutro dia, cadê o sol? que fdp de passarinho é esse que me acordou? odeio os sabiás-laranjeiras! que droga de roupas sujas são essas?
São tão estranhas essas sensações que às vezes nos assolam, não?! Agora ando com raiva dessas histórias hormonais, não há Freud que explique nada, pois tudo está nas mãos dos endocrinologistas. Vou começar a seguir um desses profissionais, acho que será a solução para tudo: aperto no coração, amizades femininas, amores eróticos, amores platônicos, ops, endocrinológicos, e por aí vai.
O jeito é aproveitar o dia quando os nossos testosteronas estão em alta e mandar ver o lado macho, aquele lado "não tô nem aí". Sigam-me os fortes!

2 Comentários:

Anonymous beth disse...

Que frescor o topo da página!!!...
Quanto aos hormônios quem me dera poder acreditar que eles 'me comandam', assim, de forma tão definitiva. Sentir-me tão somente um corpo...com os cristaizinhos determinando-me, sonhando-me... e freqüentar apenas as aulas de biologia, engenharia genética, etc... Que eles estejam razoavelmente equilibrados para que possa gozar os bons e os maus momentos em razoável liberdade. Valeu a reportagem e o e-mail, my good friend!

7:09 AM  
Blogger Lena disse...

Ocitocina faz parte, adrenalina também. Os hormônios podem aumentar a inclinação da montanha-russa, mas quem pilota a máquina mora mais em cima. Enquanto houver artistas capazes de criar delícias como a nova feiticeira do Sabá, vou seguir recusando a tirania do determinismo. Sigam-nos as fortes... e as loucas!

7:14 AM  

Postar um comentário

/* ----------------------------------------------- Blogger Template Style Name: Minima Ochre Designer: Douglas Bowman URL: www.stopdesign.com Date: 28 Feb 2004 ----------------------------------------------- */

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial